terça-feira, 16 de junho de 2009

Voz e voto

Bancada feminina da Câmara dos Deputados quer mais que a Procuradoria proposta por Temer
.___________________________________________________

Não é de hoje que a população feminina brasileira representa mais da metade do eleitorado do País. Isso tem trazido de novo à baila, discussões sobre a desproporção entre homens e mulheres no cenário político, principalmente na Câmara dos Deputados onde, dos 513 parlamentares somente 44 são mulheres. O presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB/SP), já neste início de mandato, anunciou a criação de uma Procuradoria Feminina. Há também a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 590/2006, da deputada Luíza Erundina (PSB/SP) que garante, o que a bancada feminina vem chamando de proporcionalidade de gênero, um espaço definitivo para as mulheres nas Mesas da Câmara, do Senado e das Comissões Permanentes dos dois poderes.
O debate alcança ainda a reforma política, que tem sido pautada nas três esferas do poder e na sociedade. A lei de cotas partidárias é uma questão levantada pela bancada feminina, que defende a proporcionalidade de gênero já na base da formação de chapas e candidaturas dos partidos. A deputada Elcione Barbalho (PMDB/PA) ressaltou a dificuldade da mulher em arrecadar recursos para campanhas e do fato de não existirem recursos para as políticas públicas femininas nos fundos partidários. “Tenho certeza, quando aprovarmos o financiamento público de campanha nós teremos uma participação muito maior das mulheres na política”, enfatizou a este jornal.
Mas o assunto não é recente. Em 2001, a deputada Elcione concorreu para segunda vice-presidência da Câmara. Candidatou-se sem o apoio do partido e não foi eleita por uma diferença apertada. Mesmo assim não desistiu. De volta à Casa lançou sua candidatura à quarta secretaria, de novo avulsa, mas não chegou a disputar. “Isso me custou muito caro, foi difícil e sofri muita pressão, mas precisamos saber a hora certa de avançar ou recuar.”, explicou.
Apesar de, segundo a bancada, a Procuradoria Feminina ser bem vinda, a ala não abre mão de ter voto nas decisões da Mesa. A bancada feminina garante não aceitar que o biênio termine sem que essa votação aconteça. Para a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), este é um compromisso assumido: “A palavra do Presidente foi dada, e palavra dada é palavra cobrada, está nas mãos da Mesa Diretora atual a votação neste biênio desta PEC”, ponderou.
O presidente Michel Temer promete instalar uma Comissão Especial para apreciar a PEC 590, após isso a matéria segue para votação do plenário. Apesar da PEC ainda não ter sido aprovada, a Câmara já tem deputadas presidindo Comissões Permanentes. São três as comissões representadas por mulheres: a Comissão de Defesa do Consumidor, com a deputada Ana Arraes (PSB-PE), a Comissão de Educação e Cultura, representada pela deputada Maria do Rosário (PT/SC) e a Comissão de Seguridade Social e Família que tem à frente a deputada Elcione Barbalho. No Senado, além de uma Comissão Permanente, as mulheres alcançaram a Mesa. A Senadora Serys Slhessarenko (PT/MT) é segunda vice-presidente e a senadora Patrícia Saboya (PDT/CE) é a quarta-secretária.

Por Keli Manga

Biblioteca Virtual: Uma Porta para o Mundo da Leitura

Mais uma vez a internet se mostra aliada de todos os que desejam aprender, estudar e se informar
____________________________________________________
Os estudantes, leitores e todos os que fazem uso da internet podem contar com mais uma importante ferramenta de estudo e pesquisa. É o Portal Domínio Público, Uma biblioteca virtual localizada na página do Ministério da Educação (MEC).
Só nos primeiros três meses deste ano, o portal contou com 1.626.582 acessos. Mas, por não ter uma ampla divulgação, muitos desconhecem sua existência. O site está no ar desde novembro de 2004 e disponibiliza mais de cem mil obras. Dentre alguns dos autores literários, Machado de Assis, Paulo Freire, Fernando Pessoa, José de Alencar, além de Shakespeare e Eça de Queiroz.
Uma das maneiras encontradas para a divulgação do portal, segundo Renata Chamarelli, da Assessoria de Comunicação da SEED, foi a criação de um hotsite em comemoração ao centenário da morte de Machado de Assis. “Não existem novos projetos para a divulgação do portal, mas a equipe torce para que sejam promovidas novas ações para que o número de acessos ao site aumente cada dia mais”, diz Renata.
Os que conhecem o portal aprovam seu conteúdo. A pedagoga Grasiela Pimentel diz que estava cursando a faculdade e não podia pagar por todos os livros de literatura Brasileira. Ficou sabendo que o site disponibilizava quase todos os livros que precisava e isso ajudou muito em sua formação. A vontade de Grasiela é que a comunidade acadêmica utilize e divulgue o site.
O Professor Francisco Norberto diz que a cultura na era da Globalização deve ser utilizada em qualquer tempo e a qualquer hora, seja no pendrive, CD –ROM ou site. “Materiais educativos como livros e revistas, por exemplo, devem atender a necessidade da população acadêmica. Afinal, um país é feito de homens e livros, ou diria de informação”, completa.
Para os que tiverem interesse em conhecer o conteúdo do Portal ou demais informações, o endereço é http://www.dominiopublico.gov.br/.
Por Luciana Assis


  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO