sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fotografia na Era Digital

Nos últimos anos a técnica se transformou e hoje pode ser encontra até em telefones celulares ____________________________________________________

As inovações tecnológicas não param de crescer, a todo momento surgem novidades que agilizam e dão mais praticidade às tarefas do dia-a-dia.Uma das grandes revoluções da atualidade é a invenção da fotografia digital, hoje em dia é possível tirar fotos de aparelhos celulares, MP5 e de máquinas modernas com múltiplas funções. Todas essas mudanças afetaram e continuam a influenciar na atuação dos profissionais da área.
O fotojornalista Adriano Machado, 32 anos, correspondente da Bloomberg News em Brasília, diz que o sistema digital é a principal mudança que ocorreu na área. Segundo ele, essa mudança auxilia na execução do trabalho. “O mundo está mais dinâmico com a internet, hoje é mais fácil fotografar”. Para ele, que é fotógrafo há 13 anos, a agilidade tem grande importância no cotidiano. Opinião compartilhada pelo fotógrafo publicitário Kazuo Okubo, que afirma: “agora com a evolução digital as pessoas têm acesso a todo tipo de informação, e de forma mais rápida”.
Antes o fotógrafo tinha todo cuidado com o quê e como fotografaria devido aos altos custos com filmes, revelação e ampliação. Kazuo – que é fotógrafo há 34 anos – fala da época dos filmes, onde havia ansiedade e expectativa na revelação fotográfica, o que foi perdido, pois agora o resultado já é visto na hora. Assim, muitos se acham fotógrafos, já que existem várias facilidades, como as ferramentas de edição, onde os possíveis erros dos fotógrafos podem ser corrigidos.
Como se vê, as mudanças trouxeram à tona as discussões sobre a profissionalização do fotógrafo. Adriano Machado acredita que houve uma banalização da profissão com o advento da fotografia digital. “Os trabalhos estão ficando muito iguais, os fotógrafos não têm mais estilo” comenta Kazuo. Já para o fotojornalista José Varella, 51 anos e 32 na profissão, atualmente todas as pessoas fotografam, mas a diferença é que o profissional tem uma questão de postura, compromisso, atitude e respeito com a sociedade. “O fotógrafo deve ajudar as pessoas para que elas possam tomar conhecimento dos fatos”.
Kazuo afirma que “a sociedade ainda passa por um processo de transição na fotografia e não há como saber o que ainda está por vir”. Seja qual for o equipamento o que importa é a percepção do momento e a capacidade do profissional de separar o que é relevante do que não é, afirma Varella.

Por Trícia Ribeiro

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário


  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO