quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aonde estão os alunos do Plano Piloto?

Escolas que oferecem Educação Infantil para crianças de quatro e cinco anos fecham turma por falta de alunos.

_____________________________________________
A educação pública de Ensino Infantil do Plano Piloto esse ano teve um fato curioso. Escolas de Jardim de Infância na Asa Sul quase fecharam as portas por falta de alunos. Segundo a Diretora da Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, Leila Pavanelli, “a população do Plano envelheceu consideravelmente”. A Secretaria de Ensino do Distrito Federal convocou uma 2° chamada do Telematricula, através do numero 156, para preencher essas vagas excedentes.
O Telematricula foi criado à onze anos durante o governo de Cristóvão Buarque para democratizar a distribuição de vagas na rede publica e evitar as grandes filas existentes nas portas das escolas. O 156 veio para incluir crianças novas na rede publica, e a distribuição é feita através do endereço residencial ou endereço do trabalho dos pais. "De forma geral conseguimos atender de forma razoável a população que procurou o 156 e esse ano já atendemos em torno de 520 mil alunos”, segundo a Diretora.
Leila também explicou que 78% dos alunos do ensino infantil são filhos de pais moradores das satélites e que o restante do percentual é dividido entre filhos e netos dos moradores do Plano Piloto. E com a 2° chamada do Telematricula, a Regional conseguiu fechar dez novas turmas, com uma média de 20 a 25 alunos por turma, que foram distribuídas nas escolas com déficit de alunos evitando o fechamento das mesmas.
Um outro motivo foi a criação do novo projeto de implantação do Bloco Inicial de Alfabetização, previsto desde 2005 a ser implantado em 2010 em toda rede de ensino publico, onde o ensino infantil com o ensino fundamental deixa de ser de oito anos e passa a ser de nove anos,com o objetivo principal de alfabetizar crianças antes de completar oito anos. Com isso houve uma diminuição considerável de alunos nos Jardins de Infância que passaram a atender só crianças de quatro e cinco anos, e encaminharam as turmas de 6 anos às Escolas Classes.
Segundo a Diretora do Jardim de Infância da 302 norte, Sheila Laytynher, “Muitos pais reclamaram da dificuldade de falar no 156”, e a grande duvida era do porque não poderiam fazer as matrículas na própria escola. A Regional de Ensino irá abrir novamente a Telematricula para conseguir fechar novas turmas, e que a escolas não estão autorizadas a fazer matriculas fora do prazo.
A Secretária do Jardim de Infância da 302 norte, Cleane Sousa Pereira, declarou que muitos pais chegavam na escola “com informações erradas” e não teriam como esclarecer os questionamentos dos pais pois também não tiveram nenhuma orientação da Regional para resolver esse problema. A resolução tomada pela escola foi de encaminharem os pais para a Regional colocarem suas dificuldades e tirar suas dúvidas.
A Secretaria de Educação disponibiliza de um Site para mais informações e esclarecimentos no endereço http://www.se.df.gov.br/ .
Por Ana Carolina Fernandes

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário


  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO