quinta-feira, 18 de junho de 2009

Alimentação às pressas

A correria do dia a dia acaba ditando os hábitos alimentares de muita gente
____________________________________________
O nosso cotidiano é cada vez mais corrido e quem tem de trabalhar e estudar é obrigado a dividir o tempo da maneira mais produtiva possível, às vezes esquecendo hábitos essenciais à saúde. Por muitas vezes a alimentação ocupa um tempo que não pode ser desperdiçado, ou esquecem-se de comer no anseio de terminar logo suas tarefas. Para ganhar tempo, ou aproveitar o pouco que lhes é proporcionado, acabam se alimentando de qualquer forma. Da maneira mais rápida e cômoda possível.
Para a estudante Laís Marinho, quando perde a hora e tem de sair apressada entre o trabalho e a aula‘‘acaba comendo besteiras como salgados e biscoitos para poupar tempo. ’’
Segundo a nutricionista Sabrina Alves do Programa Passaporte para a Saúde do SESC, cansaço e fraqueza são alguns sintomas apresentados por quem não se alimenta de maneira correta, podendo provocar desmaios. ‘‘Maus hábitos alimentares podem gerar além de sobrepeso problemas cardíacos por excesso de gordura no sangue, ’’ afirma.
Já para aqueles que se preocupam com a saúde e estão sempre na rua no horário das refeições mais importantes, as grandes redes de fast food oferecem alternativas como saladas e sanduíches naturais.
Para o estudante Bruno Gomes ‘‘os sanduíches servem para enganar o estômago durante certo período de tempo, o que não acontece se comer salada’’. Para a nutricionista, vale lembrar que ‘‘o importante mesmo é o bom senso de cada um’’. As comidas menos saudáveis são sempre mais atrativas. ‘‘Não se trata de dieta, e sim de um saudável cotidiano alimentar orientado por noções básicas de nutrição. ’’
Sabrina assinala que, ‘‘é aconselhável alimentar-se de três em três horas para que aumentando o número de refeições diminua a quantidade de comida ingerida em cada uma. ’’ Dando importância a frutas e sucos como lanches entre as refeições. Ora, mas como assim? Devem pensar os comilões de plantão. Daí, a importância de esclarecer que tipo de alimentação é essa que deve ser feita.
A nutricionista orienta que o café da manhã é a refeição inicial e mais importante do dia, devem ser ingeridos alimentos ricos em fibras como frutas e pães integrais. No meio da manhã é aconselhável um lanchinho que pode ser uma fruta. No almoço uma porção de carboidrato (arroz, batata doce, inhame ou uma massa) uma porção de reguladores (o popular feijão) ou uma salada com bastante variedade de cores, e os lipídios ou óleos essenciais que estão presentes nas carnes e no azeite.
Sabrina ainda aconselha que ‘‘devemos optar por proteínas leves como peito de frango ou peixe’’. À tarde novamente um lanche que pode ser uma fruta ou um suco. Para a nutricionista o jantar é uma refeição que pode ser ‘‘pulada’’no dia. A ceia é para pessoas que comem muito, ou que tem necessidade de se alimentar um pouco mais.
Para a nutricionista, os parâmetros que determinam a alimentação são específicos para cada individuo, e devem ser seguidos com equilíbrio e moderação. Sempre se preocupando com detalhes como a ingestão de líquidos durante o dia, que dependendo do peso da pessoa, deve ingerir no mínimo dois litros de água. Refrigerantes devem ser evitados. Não esquecendo a mastigação que tem grande relevância, pois é onde começa a digestão dos alimentos.
‘‘O que deve ser considerado e seguido à risca é que a alimentação deve obedecer a padrões estabelecidos pelo nosso próprio corpo e suas necessidades ao longo do dia’’ conclui Sabrina.

Por Tiago Moreno

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário


  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO